quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Não adiantou nada!

Os camelôs (vendedores ambulantes) são um gande problema na minha cidade. O centro é formado de ruas largas, onde não passam carros e os pedestres podem caminhar livremente. Só em algumas ruas, mais estreitas, é que os carros e lotações circulam. seria tudo muito bom, não fossem os camelôs.
Nas avenidas largas, eles fazem uma fileira enorme bem no meio da rua, expondo no chão mesmo os produtos. Alguns levam cabides, araras, banquinhas...é tudo grande, espalhafatoso, eles gritam pra anunciar os produtos, te puxam pelo braço...ocupa muito lugar, e piora quando as pessoas param pra olhar os produtos. A rua, que era larga e espaçosa, vira quase um cubiculo. Os camelôs se adonam do espaço, os pedestres ficam sem onde caminhar...e tu ainda corre o risco de levar um xingão, caso pise num das tranqueiras que eles vendem.
E então, o prefeito resolveu fazer alguma coisa (aleluia, pq ele não fazia nada!) e foi uma jogada de mestre, pois lhe rendeu a reeleição (pq ele sabe que o povo é burro!): mandou construir o camelódromo.
Agora, após inaugurado, o camelódromo está um pouco mais afastado do "burburinho" central. Uma construção de alguns andares, onde os camelôs tem seu espaço. Lá só vai quem realmente quer ver os produtos. Não ocupa o lugar de ninguém, e não há confusões. E no nível da rua, está o antigo terminal de ônibus...agora coberto.
Funcionou pra todo mundo.
Fui hoje no centro, pela primeira vez após a inauguração do camelódromo, e vi o espaço vazio deixado pelos camelôs. Eu fiquei chocado! Eu NUNCA tinha visto a cor do chão naquele lugar. Sério mesmo! E no Largo Grêmio Perez, nossa!...chegava a ser bonito de ver! Todo mundo caminhando tranquilo, sem se bater, sem ter que ir pro meio das ruas onde passam carros só pra desviar dos ...cofcof...mostruários de quinquilharias.
E então, como um castelo de cartas, minha felicidade veio abaixo. Fiquei sabendo que nesse belo espaço livre, será feito um estacionamento.
Genial! Brilhante!...não fosse o fato de ser uma estupidez crítica!
Quer dizer então que, onde não passava carro, terá um grande fluxo de veículos, provavelmente flanelinhas em volta, e eventuais acidentes. Mas o pior é o barulho e mais poluição.
Não quero ser um cidadão chato e lamurioso, que nem um velho reclamão...mas pô, tem cabimento isso? Existem muito estacionamento a preços até razoáveis no centro. E ficam em locais afastados da movimentação de pedestres. Precisa colocar mais um bem ali no coração da multidão? E perto dos ônibus e ruas estreitas?
Cara, isso não vai dar certo!
Não adiantou nada!
Quem mora em Porto Alegre/RS me entende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário