terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Adaptando (pros inaptos?)...[aviso: texto muito longo]

E já saiu, lá nos EUA,o filme Coraline.
Coraline é um livro do autor inglês Neil Gaiman. O Gaiman ficou (absurdamente) famoso (e com razão!) sendo o criador e escritor da série de HQ Sandman. (lembra da onda de góticos que teve uns anos atrás, as gurias pálidas, vestidas de preto com um ankh prateado no pescoço?...liga os pontos.) Além de Sandman, ele escreveu Belas Maldições, Deuses Americanos, Dream Hunters, Stardust e várias coletâneas de contos e outros livros.
Ah, foi ele um dos responsáveis pelo filme BEOWULF...que tu provavelmente viu, mas não entendeu muito além da parte "vikings fortes lutando contra o filho monstrengo da gostosona".
Stardust (O mistério da esterla) passou em 2008, se não me engano. Filme com Robert de Niro, Michelle Pfeifer e aquela guria loira do Terminator 3. Foi um horror! Pegaram a história do livro e molestaram ela até terem algo terrivel e irreconhecivel em mãos. Então, pegaram atores de nome grande e tocaram lá no meio com personagens ridiculos e sem nenhuma ligação com os originais do livro.
Mas daí vem algum infeliz e diz: "mas é adaptação, não cópia". E depois de um espasmo homicida, eu respondo que adaptações DEVEM um minimo de fidelidade com a obra original, e muita fidelidade com quem já se deu o trabalho de ler o livro.
Eu saí do cinema ofendido após ver Stardust.
O próprio Neil Gaiman já admitiu seu arrependimento.
Muita gente gostou. Claro, não leram o livro. E 90% eles AINDA não sabem que existe um livro "envolvido e perdido" na história.
Afff...
Agora saiu Coraline lá nos países de primeiro mundo (onde a crise financeira mundial se originou, se alastrou e onde teve maior número de vitimas). E o Gaiman se diz satisfeito.
Coraline é um livro ambíguo. E isso é (além de muito dificil de fazer) muito interessante.
Se uma criança o ler, lerá um livro de criança. Se uma pessoa mais velha (SUPOSTAMENTE com maior capacidade de interpretação) o ler, lerá um livro de suspense e horror intimo.
Complicado? Sim. Funciona? Aham.
E fizeram o filme. Obviamente ainda não vi. Mas DIZEM que a fórmula funcionou igual.
O filme é em stop-motion por CGI, então pegaram gente famosa pra fazer as vozes. Tem aquela guriazinha loira que aparecia em tudo que é filme de alien e de suspense, a Dakota Flem-blebleble. Eu, particularmente, não gosto dela. Não vejo graça. Mas DIZEM que ficou bom o filme.
Agora tô no aguardo pra ver com meus próprios olhos...e julgar de acordo com o livro. Recomendo o livro se tu tiver tempo pra ler algo light e bacana.
**
Agora, adaptações. Sejamos sinceros, de todas as muitas adaptações que a gente viu Hollywood vomitar nos últimos 10 anos, quantas coisas prestaram? Adaptações de livros, hq, jogos de video-game/pc. Bem, Uwo Boll fez Bloodprayne e Alone in the Dark...duas das maiores catástrofes que já ocorreram. A liga Extraordinária, baseada nas HQs do Alan Moore, foi uma coisa terrível! Sean Connery se aposentou forçosamente, creio eu, depois daquilo. Alan Morre chegou a mandar os diretores e escritores do filme se fuderem quando lhe convidaram para participaram da elaboração do filme.
Mas não se assustem...tem coisa pior vindo ai.
Spiderman, X-Men, Batman, Superman.... tá, essas se salvam (exceto Spiderman 3, X-Men 3 e, pra alguns, Superman). Pelos bons roteiros, boa direção, atuações convincentes e tudo bem feito.
Mas meia dúzia de filmes não salva um exército, né?
O que será que nos aguarda com Watchmen (também de Alan Moore) e Coraline (Neil Gaiman)?!?!
**
E afinal, qual é a dessas de adaptações, hein?
Eeu costumava achar que elas vinham do amor que alguém tinha pela obra original, seja livro, hq, jogo, sei lá. E esse amor pela obra e admiração pelo autor faziam com que o diretor/escritor elaborasse todo o filme e mostrasse para o mundo a estória e os personagens em outras cores, com mais vida. Um tributo! Uma homenagem! Um ato de compartilhar uma visão com demais fãs!
Queria saber quando foi que isso mudou.
Isso tudo virou (digo "virou" pq agora é descaradamente o objetivo principal) um ato puramente comercial. E um ato emburrecedor!
Eu disse que 90% não sabia mque Stardust era um livro. E aposto que 99% não sabiam que Beowulf é um dos poemas de guerra mais antigos do mundo, com cerca de 1000 anos...e que seu original nem em inglês era!
Hoje em dia ninguém lê mais nada. Nem o que é obrigatório. Nem bula de remédio, eu acho! Só coisas no Terra sobre BBB, novela, orkut e sei lá o que! E não, não tô falando só das mulheres.
Quando tem feira do livro aqui em POA, a cidade toda vai lá. Não sei porquê, pois os livros comprados raramente são lidos. Exceto os "best sellers" do momento. E olhe lá. E pelo amor de Odin! "Livro de Receitas" e "Anonymous Gourmet" NÃO são livros!
Então, o que anda acontecendo? Simples. A nossa geração pegou a internet (rede mundial de informação) e a transformou num grande portal de burrice! Temos todos os instrumentos do mundo pra sermos mais evoluídos do nossos pais e avós foram. Mas não, somos mais preguiçosos e burros. O fato de termos tudo na ponta dos dedos (pra digitar e clicar no mouse) nos fez preguiçosos.
Se esse texto fosse em um jornal, tu não estaria lendo. Mas é um blog, então tu vai ler até o fim!
As pessoas não abrem mais um livro sequer (ok ok, alguns ainda lêem, e muito! mas são as exceções). Se não fosse cinema e tv, grande maioria do pessoal nem saberia das grandes obras que existem por ai.
Agora, evidente que tem muita coisa que eu sei que tô perdendo. Ótimos livros e demais formas de arte, expressão e conhecimento. Mas eu me mexo e vou atrás de pelo menos um pouco. A massa da população, senta quietinha e espera o filme cair no colinho.
Mas o que é pior, mesmo depois de sair o filme, e mesmo depois de saberem que filme X foi baseado/adaptado do livro X, quanse ninguém procura o maldito livro X pra ler. "Ah, mas eu já sei a história e já sei o final." Mesmo? Já sabe a história? Quer dizer que o diretor conseguiu a façanha de em pouco mais de 2 horas contar TODA a história de um livro de 350 páginas ou mais? E tu (que se recusa a abrir um livro, o que coloca teu intelecto em questão) conseguiu entender tudo? Nossa! Realmente, eu estou equivocado. Não precisamos mais de livros.
**
Não, não sou uma fonte de cultura. Nem um sábio senhor sentado no alto do monte. Nem um requintado playboy com tudo à minha disposição.
Sou um leitor. Sou um estudante (azar que eu me formei! Quem pára de estudar morre cerebralmente!). E sou um fã! E me vejo triplamente ofendido e indignado com essa avalanche de ignorância e preguiça!
E sei que não sou só eu!
E se tu leu esse artigo até o fim, é bem provável que tu compartilhe da minha opinião.

2 comentários:

  1. Desde que assisti "O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel" no cinema, não gasto mais meu dinheiro para assitir adaptaçãoes. Apesar do filme ter ficado fiel ao livro, não correspondeu às minhas expectativas. HQ's, livros e afins não foram feitos para Hollywood, por isso agora só assisto essas adaptçãoes quando passam na TV e estou entediado.

    ResponderExcluir
  2. é!
    eu ia escrever mais, mas fiquei com preguiça
    era legal e divertido... eu juro!

    ResponderExcluir