quinta-feira, 7 de maio de 2009

Eu queria saber o que aconteceu com a música!
Sério, mesmo...o que aconteceu com a arte da música?
Nâo tô falando de coisas meio bregas da época dos nosso pais mais idosos, dos avós ou de música clássica ocada só em piano, violino ou em orquestra inteira. Tu gosto de música clássica, mas não é disso que tô falando.
Eu tô falando de música, aquele som gostoso que tu OUVE e te se sentir bem. Pode ser um jaza, blues, rock, metalzão, música pra dançar, qualquer coisa...mas que tenha ritmo, harmonia, um feeling.
Tava falando uma horas com uma conhecida no twitter, e o papo caiu na vagabundice gratuita que andamos vendo por ai nas *ahem* danças. Eu achei que o “privilegio” da bagacerice fosse das brasileiras (e brasileiros, claro), mas conheci americanas e européias, e verifiquei que música “esfrega-buceta” (desculpe, mas escapa) rola por todos os lados. As americanas são piores, tem superproduções, roupas “me rasgue e me coma” ...luzes, cores, miniroupinhas, pernas de fora...na verdade quase tudo de fora...e aquelas “ danças” onde elas parecem copular com o microfone, o poste, as outras dançarinas ou qualquer coisa que esteja por perto. E os caras, ou de terno ou maltrapilhos (não existe meio-termo) geralmente impulsionando os seus *ahem* “parceiros” pra frente e pra trás num movimento fodedor frenético. Ou seja, as mulheres se oferecendo e os caras tratando elas como putas.
Serve pra fixar ainda mais a idéia de mulher-objeto. Depois elas vem exigindo tratamento igualitário, respeitoso...reclamam de homens crápulas e pegadores (que comem e jogam fora)...mas como? Se muitas delas saem na noite “vestidas” dessa forma, se comportando desse jeito...imitando videozinho ou showzinho que viu da fulana ou ciclana?
Não tô generalizando aqui. Nem toda mulher se comporta ou se veste dessa forma. Na verdade, conheço MUITAS mulheres que sao muito inteligentes e elegantes. Sabem que sensualidade tb pode ser visto no charme...e elas ficam mil vezes mais lindas que uma loirosa semi-nua se esfregando ao ritmo de “pega na minha xota”. E as mulheres assim merecem muito respeito...e admiração, até pq elas, muitas vezes, superam nós homens em muitas coisas.
Mas tb tem os caras que vao “vestidos de acordo” com o estilo musical que chamo de vulgar aqui. Geralmente não envolve muita roupa tb. Dai a gente, pessoas normais, nos sentimos estranhos e constrangidos num lugar assim: musica vulgar e gente seminua por todos os lados...como se estivessemos de farda em uma praia nudista.
Foda isso!
Aliás “foda” é realmente a palavra certa. Parece ser a única coisa que se passa na cabeça do pessoal.
Se for comparar com meu ultimo post aqui (o pessoal que se dispôs a ler), dá pra traçar um paralelo. A música e a dança desse estilo são reais rituais de acasalamento. Nem precisa falar nada nem dizer oi...é só chegar encoxando.
E outro tipo que realmente não me desce pela goela é a tal “música eletrônica”...que nem música é. RARAMENTE tem instrumento, mais raramente ainda tem vocal...são só sons de computador e sitnetizadores num “tunti-tunti-parará´´oóó” infindável e desagradável. Nesse estilo, as pessoas até se vestem melhorzinho, com mais roupas...as danças não são tão vulgares, algumas são até legais de ver...mas o intuito é o mesmo.
Sei lá se tu vai me achar antiquado, mas pra mim música não é isso.
Sim, eu curto um black metal...sim, é porradão...mas tem instrumentos, voz, letra...a música conta uma estória. “Bater cabeça” é algo ritualístico? Sim, pode ser. Mas não é vulgar...e tá todo mundo vestido.
Não me leva a mal...eu adoro ver uma mulher sexy rebolando. Mas tudo tem sua hora e tudo tem seu limite.
Discuti isso uma vez com um amigo meu. Um sociólogo (Oi, “fulano”! –não digo nomes aqui.) inteligente e apreciador de boa música. Ele me disse que essas “músicas” que surgem e esses estilos de dança, vestimenta (os EUA tem agora o “grinding”...a menina dança meio inclinada pra frente e o cara chega, literalmente, encoxando ela por trás. Se ela curte, simplesmente deixa; senão, ela se ergue e vai dançar longe. Tudo sem palavras, notaram?) e comportamento são uma mudança natural de valores e morais.
Mas eu argumentei o seguinte: uma transição ou alteração de valores e morais estipula, dentro de si, certos limites e um ”código de honra” no comportamento (certo e errado, permitido e proibido)...é o normal que se pode constatar em toda a evolução da história, em todos os aspectos possiveis de interação social. O que eu vejo aqui, e vejo muito bem pq uma galera me leva nos bares, shows, etc., é que essa mudança não trouxe valores novos, só deturpou e apagou os que existiam, e não estabelece limites, pois tudo é válido e tudo pode. É dificil até saber onde existe agressão verbal, pois certas pessoas apreciam serem chamadas de certos termos vulgares.
Ok, eu sei que eu NÃO parei no tempo, nem virei pedra, nem sou vovô e nem virei bispo! Sei que sou meio extremista em certas coisas, mas convenhamos...não é nem questão de termos chegado no limite da coisa, pois o limite virou um ponto longinquo e esquecido lááá atrás...e não tem mais ninguém guiando essa locomotiva.
Onde esse trem vai parar, vocês perguntam?
Cara, eu tô preocupado é com o que ele vai colidir! Pois SEMPRE tem um outro trem vindo na direção oposta.


Mas e a música? Onde ela fica? Não sei bem. Muita coisa mudou. Agora videos e shows coreografados tomaram conta de tudo. Tudo bem que um show bem feito enche os olhos e os sentidos...mas a música, que era a atração principal, virou coisa secundária, coadjuvante...um sonzinho de fundo. Peitos, coxas, abdomens, enormes grupos de dançarinos, luzes, explosoes e sei la mais o que...e claro, todos sao lindos. Tu não vê uma estrela musical recente sem ser gostosinha ou saradão, não é? Nem precisa cantar ou tocar bem...aliás, em geral NÃO fazem isso. É só ser bonito. Ou seja, se tu é cego, não vai ter mercado pra ti...pois tu vai querer ouvir, nao ver. E o que tu ouvir, te garanto que nao será muito agradável.
Hoje em dia, se tu diz que gosta de tal músico ou banda, alguém pode te dizer: “ah, mas tal pessoa é horrorosa. Eu escuto fulano, que é lindo.” Verdade, a artista X pode não ser bonita, mas tem talento e sentimento na sua arte. Teu fulano-saradinho é um produtinho escravizado que canta algo que ele nem sabe oq é, feito por produtores que ele nem conhece, e vende tudo com um sorriso que conquistou o consumidor fútil.
Existem casos de artistas de boa aparência e com talento? Claro que sim! Muitos até!
Porém...sabemos que isso não é a regra, não é? Assim como o McDonalds vende porcarias com uma linda imagem e muitos comerciais, a indústria da música se prostituiu gananciosamente...e muita gente come o que lhes é empurrado.
E ainda saem sorrindo.

7 comentários:

  1. Eu li mais que a metadee!! Jurooo :x
    rsrsrs'
    Seu texto está corretissimoo!
    Eu e minha prima(mais amigas do que primas) somos aquelas "meninas de familia" e a galera vive pegando no pe, perguntando pq a gente se veste feito gente. Isso é um saco.
    A onde moro tem um bar q é quase vizinho e eles só tocam arrocha e seresta(aff)! E autoo! Deus é mais. Você tem noção de que dá vontade de jogar uma bomba em cima, pra ver se explode tudo e acaba. Além do q, que a galera q frequenta é um bando de prostitutas arrochando nos vagabundos. É comprovado isso!

    rsrsrsrs'
    Adorei o texto e eu sou das "mulheres que sao muito inteligentes e elegantes."
    :D

    Bju!!

    ResponderExcluir
  2. A questão não é o que aconteceu com a música e sim com as pessoas! Aqui no Rio parece que a modinha do funk não vai passar... a coisa tá tão bizonha que chega a ser irritante!
    É deprimente ver o comportamento das pessoas que se acham "normais" dançando esse tipo de música...

    Gostei daqui!
    Até!
    =]

    ResponderExcluir
  3. Tem uma comunidade no orkut chamada Tenho preguiça de escutar.
    :)
    Acho que ainda somos um dos poucos que escutam porque acham legal e não por causa de modinha.
    Sou da terra do arrocha (é, é isso aí, sem comentários) e estudante de comunicação. Agora mesmo estava estudando a complexidade dos padrões de comportamente social (interessante, mas chato ^^). O que será que passa pela cabeça dessas pessoas? Não sei. Mas, cara, adorei... :) (seu posicionamento aqui e não as danças ou pseudo-músicas)

    Só pra finalizar...
    PORRA DE MUSICA ELETRONICA.
    ^^
    Agora sim.

    ResponderExcluir
  4. Olá estava perambulando pelos blogs e achei este aqui. confesso deu preguiça de ler. mas seu texto está tão bom que não consegui parar de ler... esta tudo muito legal. Concordo com você que hoje em dia não temos mais musicas boas para se ouvir, o que realmente esta acontecendo e que em vez de voz o que importa é bundinha e perninha sarada, o que e deprimente "/. As musicas cada vez mais vulgares e o que antes era vergonhoso nossa esta cada vez mais normal o.O (para esse povo).É DEPRIMENTE. Gostei daqui. bjoo

    ResponderExcluir
  5. Eu também como carne, ando de carro, mas ao mesmo tempo tento concertar esses erros que cometo ;)
    Acho que na verdade todos deveriam ter essa consciência... ainda mais agora que estamos sentindo na pele o que é Aquecimento Global! "/

    ResponderExcluir
  6. bem, concordo que a "música" tomou um tombo na ladeira e ta rolando até agora e não sei se um dia vai parar.
    mas acredito que quem vai nestas festas nao ta intereçado na música ou na dança.
    que tal sexo e drogas? pena que esqueceram que a musica completa a divina trindade que balansou o final do milênio passado

    ResponderExcluir
  7. Amei o blog!! bjos

    http://blogamodaantiga.blogspot.com/

    ResponderExcluir